Notícias

ASTROBOT – O resumo de um grande dia!

A competição final do ASTROBOT teve lugar a 20 de Outubro de 2022, no Hotel Glória, em Maputo. Uma festa de STEM, onde os clubes de robótica puderam aplicar tudo aquilo que aprenderam ao longo do ano. Este é o resumo de um grande dia!…

ASTROBOT – Secundária de Laulane vence competição final

A Escola Secundária de Laulane foi a vencedora da Competição final de 2022 do ASTROBOT, projecto que desde 2020 dinamiza Clubes de Robótica nas escolas secundárias de Maputo e Matola, com o apoio da ExxonMobil. A equipa vencedora recebeu livros, smartphones e um prémio único: a participação na VEX Robotics World Championship de 2023 no Texas, Estados Unidos da América! Doze escolas secundárias participaram nesta competição, dando conta das competências adquiridas ao longo do ano. O acesso às actividades de robótica beneficia actualmente cerca de 200 alunos, e irá estender-se às províncias de Gaza e Inhambane no próximo ano.…

O Espaço mais perto!

O Espaço mais perto! DOPPLER – Development of PALOP Knowledge in Radioastronomy   Moçambique é um elemento activo no DOPPLER, o projecto internacional que promove o conhecimento e a comunicação nas áreas de Radioastronomia, Observação da Terra e Big Data. A radioastronomia é reconhecida como um motor para o desenvolvimento tecnológico e científico, com impacto em vários sectores. Esta parceria promove uma forte colaboração entre equipas portuguesas e moçambicanas para se preparar para o futuro quando o maior radiotelescópio do mundo, o Square Kilometre Array (SKA), estiver concluído em África na segunda metade dos anos 2020. Através da OSUWELA e da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), terá lugar um conjunto de oficinas pedagógicas, demonstrações científicas e tecnológicas nas escolas, universidades e…

MOÇAMBIQUE NO TOP 10!

Moçambique no Top 10! 👏👏👏 A Osuwela não pode deixar de sentir um enorme orgulho nestes jovens! Sabemos que, num evento como as Olimpíadas Mundiais de Robótica promovidas pela FIRST Global, a classificação não é o mais relevante. O que importa é a experiência, a aprendizagem, o convívio com as outras equipas, a possibilidade de conhecer pessoas do mundo inteiro, de partilhar, de colaborar e de voltar para casa cheios de motivação para prosseguir. Mas obter um 9º lugar, num total de 161 equipas presentes, é também sinónimo de que alguma coisa na formação destes estudantes está a dar resultados muito positivos. A aposta numa formação consistente nas áreas de STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – traz um…